De pagamento de pensão com dinheiro público a investigação da Lava Jato, o senador Renan Calheiros é alvo de 11 inquéritos, além da acusação de peculado que ele responde no Superior Tribunal Federal (STF), que gerou o seu afastamento da presidência do Senado.
Na ação que foi aceita pelo Supremo na quinta-feira (1º), as investigações estão centradas em pagamentos de pensão que Renan teria feito a uma filha que teve fora do casamento, com a jornalista Mônica Veloso, com verba indenizatória mensal de seu gabinete no Senado de pensão.
O senador conta que os pagamentos foram feitos, em parte, com recursos de venda de gado. Contudo, este foi o motivo do afastamento de Renan da presidência do Senado pelo ministro Marco Aurélio Mello.
O parlamentar também chegou a ser investigado em nove inquéritos da Lava Jato, mas eles foram arquivados a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Confira a lista de inquéritos sobre Renan elaborada pelo jornal Folha de S. Paulo:
- Recebimento de propina do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, para que ele fosse mantido no cargo.
- Beneficiário de propinas da usina Angra 3.
- Recebimento de US$ 5 milhões por Renan, Jader Barbalho e Delcídio do Amaral para manter Nestor Cerveró na Diretoria Internacional da Petrobras.
- Crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva da Petrobras.
- Corrupção passiva e lavagem de dinheiro envolvendo o doleiro Alberto Youssef.
- Lavagem de dinheiro e corrupção passiva no recebimento de propina em contratos da Transpetro.
- Lavagem de dinheiro e corrupção passiva no recebimento de propina na contratação de uma terceirizada da Petrobras.
- Participação em organização criminosa que desviou dinheiro da estatal de petróleo.
- Investigação de pagamentos à jornalista Mônica Veloso.
- Esquema de propina no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).
- Recebimento de dinheiro desviado da obra de Belo Monte.