O objetivo é beneficiar pacientes com câncer em tratamento pelo SUS
Um dos primeiros projetos apresentados no início do seu mandato, o PL 21.074/2015, de autoria do líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Alex da Piatã (PSD), visa alcançar pessoas portadoras de doenças graves. Apelidado de Fila Zero, a proposta, que visa acabar com fila para pacientes que tratam câncer pelo SUS, está pronto para ser apreciado no plenário da AL-BA.
De acordo com Alex, a aprovação em todas as comissões nas quais o projeto tramitou, “propicia um mínimo de dignidade, eliminando as filas para realização de exames de Radioterapia, Quimioterapia e Ressonância Magnética, no atendimento aos pacientes dos hospitais públicos estaduais e dos conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS, no prazo máximo de setenta e duas horas”.
“O País não se preparou para enfrentar a doença que tem 500 mil novos casos por ano. Cerca de 50 mil morrem na fila de espera todos os anos. Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um acelerador linear para cada 600 mil habitantes, o que no caso brasileiro indica a necessidade de aproximadamente 335 máquinas”.
O parlamentar ainda salientou que houve mudanças de melhoras no nível do atendimento. Segundo ele, houve um aumento de 40% do número de cirurgias neste segmento pelo SUS. De 67 mil em 2003 para mais de 90 mil nos tempos atuais.