Caucaia decretou no fim de novembro situação de emergência nas áreas afetadas pela seca

Representantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e do Exército Brasileiro reuniram-se nesta quarta-feira (18/12) para uma avaliação do desempenho da Operação Carro-Pipa deste ano e traçado de ações com vistas a 2020.

O encontro técnico ocorreu na sede da Compdec, no Centro de Caucaia. “A parceria do Exército com a Prefeitura está dando certo. Gratidão aos nossos pipeiros [motoristas dos caminhões], pelo trabalho bem feito, que vem sendo referência para outros municípios”, ressaltou o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cézar Cordeiro.

A operação leva água potável para várias regiões atingidas pela estiagem em Caucaia. Ao todo, quase 10 mil pessoas são beneficiadas, atendidas em 65 localidades e 148 pontos de distribuição. “Nós conseguimos minimizar a situação das famílias carentes”, pontua o coordenador da Defesa Civil, Airton da Silva.

Conforme Formulário de Informações do Desastre (Fide), a seca prolongada está afetando especialmente as comunidades rurais da Sede e dos distritos de Tucunduba, Bom Princípio, Sítios Novos, Guararu, Mirambé e Catuana.

Considerando estudos da Fundação Cearense de Metodologia e Recursos Hídricos (Funceme) sobre o índice pluviométrico observado nos anos anteriores, a região do semiárido do município é de seca continuada. Fato comprovado pelos reservatórios desses perímetros estarem praticamente vazios.

O maior açude de Caucaia, localizado em Sítios Novos, tem hoje apenas 25,59% da capacidade. Por conta disso, a operação deve continuar em 2020 enquanto permanecer a situação emergencial. Os contratos com os pipeiros já foram renovados e as rotas serão mantidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here