Evite surpresas, aprenda como se preparar para o imposto de renda de 2022
Com 2022 se iniciando é hora de começar a pensar nas obrigações que deverão ser cumpridas durante o ano, e uma delas é o famoso Imposto de Renda (IR), vamos te ajudar a se preparar.
A Declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual para pessoas físicas e jurídicas, se preparar para o cumprimento desta obrigação é importante para evitar problemas com o fisco, afinal, o leão está sempre de olho.
Acompanhe os próximos tópicos, veja nossas dicas e comece a se preparar para realizar a Declaração do Imposto de Renda em 2022.
Utilize o aplicativo Meu Imposto de Renda
O aplicativo Meu Imposto de Renda disponível nas lojas de aplicativo para aparelhos Android e IOS pode ser um ótimo aliado para a sua organização para a Declaração do Imposto de Renda 2022.
Ele é um aplicativo de rascunho liberado pela Receita, por meio dele é possível anexar todas as informações sobre os eventos ocorridos, te ajudando a se organizar para o envio da declaração.
Organize seus documentos
O Imposto de Renda é uma apresentação de diversos documentos para o Fisco, essa declaração é um processo com muitos detalhes, então, na hora de fornecer todas as informações obrigatórias, é necessária muita atenção para não cometer erros.
Veja abaixo alguns dos principais documentos que serão necessários para sua declaração em 2022:
- De compra e venda de bens e outros direitos;
- De dívidas e ônus contratados, bem como aqueles pagos no ano;
- Que informem rendas variáveis, incluindo a apuração mensal do imposto;
- Informes de rendimentos de pró-labore, de bens móveis e imóveis, aluguéis, aposentadoria, pensão, instituições financeiras, salários;
- Informações Pessoais como identidade, CPF, endereço atual, atividade profissional exercida manualmente;
- Cópia da declaração do Imposto de Renda do ano anterior (se existir);
- Documentos que comprovem despesas e doações.
Tenha atenção na escolha do modelo
Ao realizar o envio da declaração do Imposto de Renda, você poderá escolher entre dois modelos tributários:
- Um é o modelo simplificado, que considera de forma automática todos os rendimentos, sendo que 20% são despesas dedutíveis ou o modelo completo.
- O outro é o modelo completo, que vai te permitir anexar todos os detalhes financeiros.