Alunos do 6º ao 9º ano da escola Flávio Portela Marcílio terão a carga horária estendida, podendo escolher em quais atividades complementares vão querer estudar
A Escola Flávio Portela Marcílio, no Itambé, é a primeira unidade com a metodologia de Escola de Tempo Integral de Ensino Fundamental de Caucaia. A iniciativa vai permitir uma jornada de 7h diárias na escola, com direito a 3 refeições, para quase 500 estudantes do 6º ao 9º ano, além de atividades diversificadas.
O prefeito Vitor Valim abriu o evento e reforçou o compromisso com a melhoria da educação do município. O prefeito também parabenizou os professores e destacou que a meta é entregar uma base educacional de qualidade durante toda a gestão.
“Tenho a certeza que os professores estão imbuídos do mesmo sentimento de transformar a vida das crianças com um ensino de qualidade. Nossa gestão prioriza a entrega de educação integral para toda a população. É uma alegria imensa. Estamos no caminho e até o final do mandato o nosso compromisso é de que pelo menos 40% das escolas de ensino fundamental tenham ensino integral”, reafirmou Valim.
Na ocasião, também houve a entrega de notebooks para os professores da escola. O equipamento vai ajudar no planejamento do trabalho diário dos profissionais.
Para o professor e diretor da Escola Flávio Portela Marcílio, Paulo André, a nova proposta de ensino é muito bem-vinda. “Somos privilegiados em fazer parte desse projeto pioneiro. Estamos oferecendo três refeições e suporte pedagógico para 500 estudantes, e isso é muito gratificante. Com essa proposta da escola integral, nós conseguimos tirar as crianças e adolescentes da ociosidade com atividades de qualidade, e isso não tem dinheiro que pague “. O diretor também reforçou que os pais estão se sentindo mais seguros com a escola de tempo integral pois é uma proposta positiva que permite um desenvolvimento melhor para os filhos.
A cerimônia aconteceu no pátio da escola e também contou com a presença de Sérgio Kobayashi, secretário de educação de Caucaia; Cláudia de Paula Lima, presidente do Conselho Municipal de Educação; Joaquim Marques, representante da Fundação Vanzolini, Tanilo Menezes, presidente da Câmara de vereadores; e dos vereadores Sávio Nascimento, Ricardo Cordeiro, Lauro Arruda, J. Wellington, Ratinho Filho, Dalila do Garrote e Germana Sales.
Escola de tempo Integral
A proposta da escola de tempo integral é baseada na pedagogia da escolha, que concede ao estudante a opção pelos componentes eletivos que deseja estudar. Além do currículo comum com o ensino da língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, arte, ensino religioso e educação física, os estudantes vivenciam atividades diversificadas, como esporte, tecnologias, letramento científico, música, estudo da língua inglesa, cidadania, projeto de vida e aprendizagem orientada.