O diabetes pode levar a várias condições graves, especialmente se não for adequadamente controlado, e a alimentação tem um papel central

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio essencial para regular os níveis de glicose no sangue. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, aproximadamente 13 milhões de brasileiros (6,9% da população) vivem com essa condição.

Tipos de Diabetes

Existem dois principais tipos:

1. Diabetes Tipo 1: Caracterizado pela produção insuficiente de insulina, requerendo injeções diárias para controle.

2. Diabetes Tipo 2: Relacionado à resistência à insulina e/ou produção insuficiente. O tratamento inclui medicamentos, mudanças no estilo de vida, exercícios físicos e alimentação equilibrada.

Importância da Alimentação

Entre as frutas que podem ser consumidas por pessoas com diabetes estão a laranja, pera, morango, frutas vermelhas e maçã. Elas devem ser consumidas inteiras e com a casca ou bagaço para preservar as fibras.

Já entre as verduras e legumes, alface, tomate, vagem, abobrinha, cebola, quiabo e agrião são boas opções por serem ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes que contribuem para o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Leguminosas, como feijão, grão-de-bico e lentilha, são fontes de fibras e proteínas, ajudam para a absorção lenta dos carboidratos e também devem ser incluídas na alimentação.

“O diabetes pode levar a complicações graves se não for adequadamente controlado. A alimentação desempenha um papel fundamental no controle dos níveis de glicose no sangue”, afirma Durval Ribas Filho. Uma dieta saudável é essencial para:

  • Regular os níveis de glicose
  • Prevenir complicações
  • Reduzir o risco de desenvolver a doença

Dicas para uma Alimentação Saudável

1. Consumir frutas, legumes e verduras

2. Incluir fontes de fibras (cereais integrais, leguminosas)

3. Optar por proteínas magras (peixe, frango)

4. Limitar açúcares refinados e gorduras saturadas

5. Beber água suficiente

6. Evitar alimentos processados

Prevenção e Controle

Além da alimentação, outras estratégias importantes incluem:

1. Exercícios físicos regulares

2. Controle do peso corporal

3. Monitoramento regular dos níveis de glicose

4. Adesão ao tratamento médico

Com informação Sociedade Brasileira de Diabetes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here