Fruto de uma gestão sustentável de sua orla com a renovação da certificação por mais um ano
O litoral de Caucaia foi o primeiro e o único do Ceará a receber essa chancela ecológica, concedida a praias, marinas e embarcações de turismo que seguem normas internacionais de gestão ambiental, graças aos investimentos em gestão ambiental com o monitoramento da água e tartarugas, limpeza da praia, Caravana Ambiental e projetos de educação ambiental itinerantes. “Essas iniciativas qualificam a praia como um destino turístico sustentável e ambientalmente amigável, o que tem nos enchidos de orgulho”, celebrou Leandro Alves, presidente do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia.
Para a secretária de Turismo de Caucaia, Livia Holanda. “O Cumbuco é conhecido como a terra dos bons ventos de julho a dezembro, e agora, de janeiro a junho, temos a temporada das tartarugas graças ao monitoramento feito pelo IMAC. Isso torna o destino procurado o ano todo e o posiciona como um dos melhores do mundo”.
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O Programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.
A Prefeitura de Caucaia tem realizado um trabalho inédito em todo o litoral caucaiense, de promoção da preservação ambiental e também da fauna animal, que passa pela conscientização de moradores e turistas, limpeza e mais infraestrutura.