A implantação do procedimento no Hospital Dr. Abelardo Gadelha da Rocha, faz parte do projeto de reestruturação da unidade
A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Saúde, tem investido na melhoria da gestão das unidades de saúde municipais. Prova disso foi a realização da primeira cirurgia ortopédica usando a técnica de Ilizarov, que permite tratar lesões de pacientes com traumas em ossos. O procedimento foi realizado com sucesso no Hospital público Dr. Abelardo Gadelha da Rocha, e o paciente já recebeu alta hospitalar. A unidade é referência na região para traumatologia e realiza cerca de 130 cirurgias ortopédicas por mês. A implantação do procedimento no hospital de Caucaia faz parte do projeto de reestruturação da unidade, que é gerido pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS.
A técnica foi utilizada em um paciente que sofreu fratura exposta na perna, após um acidente de moto. O paciente, Rafael Moreira, de 23 anos, já tinha sido submetido a uma cirurgia, mas desenvolveu uma pseudoartrose (complicação na consolidação da fratura). Para tratar o paciente, foi retirada uma parte óssea e, a partir da nova técnica utilizando o aparelho fixador circular de Ilizarov, será possível recompor o osso afetado e evitar a amputação do membro. “Foram retirados cerca de 5cm do osso da tíbia, mas a expectativa é que em alguns meses a parte óssea cresça regenerada e haja a consolidação da fratura. O aparelho de ilizarov, funciona como um dispositivo que estica lentamente o osso e dessa forma estimula o crescimento”, explica.
O procedimento permitiu que Rafael realizasse a cirurgia sem precisar sair do município onde mora. “Muitas pessoas me disseram que eu só ia conseguir fazer essa cirurgia em outros hospitais e graças a Deus eu pude fazer aqui no hospital de Caucaia, eu moro aqui próximo não precisei me deslocar, então facilita tudo e eu fico muito agradecido por ter sido bem tratado, os médicos conversaram comigo, me explicaram como seria a cirurgia e agora é torcer pela recuperação para eu possa voltar a trabalhar”, conta Rafael Moreira. O paciente irá manter o acompanhamento no hospital com consultas clínicas e realização de exames.
Sobre a nova técnica
A técnica de Ilizarov é utilizada em hospitais de grande porte e de alta complexidade. A coordenadora da unidade de traumatologia, Laila Ponte, explica que o hospital preparou uma equipe capacitada para oferecer o novo serviço. “Fomos em busca de ortopedistas especialistas neste tipo de cirurgia, foram feitas novas contratações, preparamos materiais e equipamentos para ter uma estrutura completa e beneficiar outros pacientes”, conta.
A cirurgia durou cerca de três horas e contou com uma equipe de ortopedistas, anestesistas, enfermeiros e técnicos de radiologia. “Graças ao esforço da gestão atual, principalmente, na área ortopédica, que está sendo reestruturada com novos equipamentos, reforma da unidade e a formação de uma equipe de profissionais capacitados, nós estamos oferecendo serviços de qualidade que em muitos municípios ainda não é possível realizar”, finaliza Roly Pardo, ortopedista do hospital.
Sobre o Hospital
O hospital atende em média 9 mil pacientes por mês. A unidade oferece 140 leitos para atendimento adulto e pediátrico, UTI adulto, internação adulto e pediátrico, e cirurgias de emergência. O hospital também realiza exames laboratoriais, radiografia, eletrocardiograma, ecocardiograma e ultrassonografia. A unidade passa por requalificação e ampliação da equipe. Atualmente são 100 enfermeiros, 217 técnicos de enfermagem e 167 médicos, entre eles especialistas em anestesia, traumatologia, cirurgião geral e clínico geral.