Se você tem condições de controlar as cargas e descargas do seu smartphone, tente manter a bateria entre as faixas dos 20%~80%
Carregar o celular faz parte da maioria de nossas rotinas diárias e pode parecer simples, mas não é. Temos uma dependência dos telefones no mundo atual, aqui estão alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao carregar o celular.
Você provavelmente já escutou por aí uma lista de boas práticas para fazer a vida útil da bateria do seu celular durar mais. Entre as dicas, uma das que mais aparecem é a recomendação para evitar deixar o celular carregando por muitas horas, como o dia ou a noite toda. Você pode deixar o seu celular carregando a noite toda sem prejudicar a bateria do aparelho. Isso porque a maioria dos smartphones atuais conta com baterias de íon de lítio, com a chamada carga inteligente. O recurso faz o gerenciamento de energia, evitando o super carregamento e interrompendo o fornecimento de carga quando a bateria atinge os 100%.
Ainda que não seja mais necessário se preocupar com isso, existem outras práticas simples que podem ser benéficas para o seu smartphone. Confira abaixo algumas dicas que vão ajudar a prolongar a vida da bateria:
- Evite temperaturas extremas: tenha em mente que bateria do seu celular não pode ficar exposta por muito tempo a locais muito frios ou quentes (este último principalmente). Por isso, não deixe o smartphone carregando em lugares como embaixo do travesseiro, mantas ou qualquer superfície que possa superaquecer o aparelho;
- Use carregadores confiáveis: sim, é possível carregar o seu celular com outros carregadores além do original, mas não é o indicado. Se precisar usar outro, escolha uma opção que seja aprovada pelo fabricante do seu celular. Isso porque não tem como comprovar que carregadores não originais têm os circuitos de proteção adequados para efetuar a carga de maneira segura.
Os telefones mais novos usam baterias recarregáveis de íons de lítio, que não funcionam bem quando estão completamente descarregadas ou quando são deixadas com a carga cheia. Cabos e plugues de reposição baratos podem ser uma opção mais econômica quando você perde os originais, mas geralmente não são bem feitos e podem danificar a bateria.
Evite sobrecarregar o telefone em aplicativos de streaming ou jogos intensivos durante o carregamento, pois isso pode superaquecer o dispositivo. Os telefones tendem a ficar bastante quentes durante o carregamento, portanto, para sua própria segurança, não deixe o telefone embaixo do travesseiro ou perto de você.
Viciar a bateria
Deixar o celular carregando por várias horas não vicia a bateria. Essa crença era bastante comum no passado, quando os celulares vinham com baterias à base de níquel e, para evitar que o smartphone viciasse, muitas pessoas só recarregavam o aparelho quando a bateria estava abaixo de 20%.
Essa preocupação, no entanto, não é mais necessária, já que os smartphones modernos contam com bateria de íon de lítio. Por isso, pode ficar tranquilo e carregar o seu celular quando quiser (mesmo que a bateria esteja acima de 20%!).