OHMPV é um vírus respiratório que causa infecções leves semelhantes às causadas por um resfriado comum

A China trouxe à tona discussões sobre mudanças no padrão de transmissão de doenças respiratórias. Segundo Kan Biao, chefe do Instituto Nacional de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis do CDC da China, “a taxa de infecções por HMPV entre crianças e adolescentes está aumentando”.

Especialistas como Andrew Easton, professor de virologia da Universidade de Warwick, no Reino Unido, acompanham a situação com atenção.

“O HMPV foi reconhecido como um problema significativo na população em risco em todo o mundo desde a virada do século, quando foi descoberto pela primeira vez, apesar disso, não mudou significativamente nos últimos quase 25 anos”.

Para Easton, o foco deve ser entender as causas desse aumento. “Uma mudança na incidência ou no padrão de uma infecção é sempre preocupante”, diz ele. “É importante ser capaz de detectar mudanças nos padrões de infecção e depois identificar quais são as causas potenciais. [Devemos] avaliar se é uma mudança no comportamento das pessoas infectadas que levou ao aumento da exposição ou se é uma mudança no vírus que levou ao aumento do número de indivíduos infectados”.

O virologista também considera improvável que mutações no HMPV sejam a principal causa do surto. No entanto, ele enfatiza a necessidade de testes adicionais do código genético do vírus para excluir essa hipótese.

O que é o HMPV?

Descoberto em 2001, o HMPV pertence à mesma família do vírus sincicial respiratório (RSV). Ele pode causar sintomas como tosse, febre, nariz entupido e falta de ar, que, em casos mais graves, podem evoluir para bronquite ou pneumonia. Crianças pequenas, idosos e pessoas imunocomprometidas são especialmente vulneráveis.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), ainda não há vacinas ou tratamentos antivirais específicos para o HMPV. O tratamento é de suporte, focando no alívio dos sintomas e na estabilização do paciente.

Quais são os sinais e sintomas do HMPV?

Os sintomas podem se assemelhar aos causados ​​por um resfriado comum. Eles incluem tosse, nariz escorrendo ou entupido, dor de garganta e febre. O período estimado de incubação é de três a seis dias. Na maioria das pessoas, a doença desaparece por conta própria em poucos dias, com repouso e cuidados em casa. Em algumas pessoas, no entanto, complicações como bronquite ou pneumonia podem surgir, exigindo cuidados médicos.

Como o HMPV se espalha?

O HMPV se espalha pelo contato com uma pessoa infectada ou contato com superfícies infectadas pelo vírus. Objetos podem ser contaminados pelo vírus por meio do contato com secreções de tosse e saliva.

Como o HMPV é tratado?

Não há vacina e não há antiviral específico para tratar o HMPV. A maioria das pessoas precisa de medicamentos de venda livre para aliviar a febre e a dor. Antibióticos não funcionam para o HMPV.

O HMPV pode ser prevenido?

Como a maioria dos outros vírus respiratórios, a melhor maneira de se proteger da doença é lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar contato próximo com pessoas infectadas, evitar tocar no rosto, nariz, olhos e boca e usar uma máscara se achar que pode estar infectado, para evitar a transmissão para outras pessoas.

A prevenção:

  • Lavar as mãos regularmente com água e sabão por pelo menos 20 segundos;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas;
  • Cobrir a boca ao tossir ou espirrar;
  • Manter distância de pessoas doentes;
  • Permanecer em casa quando estiver doente.

Embora o crescimento nos casos seja evidente, ainda não se sabe ao certo a escala ou a causa desse aumento.

Com informa O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here