Desde os primórdios dos tempos, o ouro fascina e desperta desejo em todo o mundo

A notícia foi dada no dia 20 de novembro pelo Departamento Geológico da Província Central de Hunan (GPHB). Esta vasta reserva de ouro fica na jazida de Wangu, no nordeste da província montanhosa de Hunan.

Recentemente, geólogos chineses descobriram um enorme depósito do precioso metal, que poderia ser potencialmente o maior já identificado no nosso planeta.

De acordo com o site especializado Live Science, são nada menos que 40 novos veios (camadas) de ouro na jazida. Localizados a aproximadamente 2.000 metros de profundidade, contêm 330 toneladas deste metal precioso. Entretanto, de acordo com modelos informáticos e estimativas de especialistas em mineração, esta jazida pode conter até 1.100 toneladas de ouro, escondidas em profundidades de até 3.000 metros.

Quase US$ 83 bilhões

Segundo a Xinhua, principal agência de notícias da China, a confirmarem-se estas estimativas, o valor desta reserva de ouro atingiria os 600 bilhões (em escala americana) de yuans, ou cerca de 82,6 bilhões de dólares, aproximadamente 498,9 bilhões de reais, pela cotação atual (9/01).

As autoridades chinesas indicaram que esta jazida contém 138 gramas de ouro por tonelada de minério, um índice notável que a torna uma reserva de altíssima qualidade, superando a de muitas outras minas de ouro no mundo, explica a Live Science.

Geólogos chineses também localizaram vestígios de ouro em “áreas periféricas” do local de mineração, sugerindo que outros grandes depósitos poderiam ser explorados no futuro.

De acordo com o Conselho Mundial do Ouro, os maiores detentores mundiais de ouro em 2024 (em toneladas) são os Estados Unidos, seguidos pela Alemanha e pela Itália. A França ocupa o quarto lugar, enquanto a China ocupa o quinto lugar, logo à frente da Suíça, em sexto lugar.

Antes desta descoberta, o maior depósito de ouro do mundo estava na África do Sul, na mina South Deep, que continha aproximadamente 1.025 toneladas de ouro, segundo dados da Mining Technology. A mina Grasberg (Indonésia) e a mina Olimpiada (Rússia) completavam o pódio.

Com informação The Daily Digest

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here