As fortes chuvas que castigaram a Zona Leste de Manaus, na última terça-feira (27), deixaram quatro pessoas mortas na capital amazonense. As vítimas tiveram suas casas atingidas pelos temporais, que derrubaram barreiras no bairro Nova Vitória.
“A qualquer momento pode cair o barro. Eu trouxe parte das coisas para a igreja e vou passar a noite aqui vigiando as coisas que ainda estão lá, mas é certo que a gente não deve morar mais ali”, contou o pedreiro Sildivande Pires, 43 anos, que disse estar com medo.
Durante o desmoronamento, Pires estava conversando com a esposa, que estava em casa com outras três pessoas. “Ela começou a gritar, dizendo que o barranco estava deslizando. Ela e as três filhas dela estavam dentro da casa. Eu disse pra ela sair, ela perguntou ‘e as coisas?’ e eu disse que não importava, que era para ela sair logo”, contou.
Foram registradas 123 ocorrências na cidade. Por causa da previsão meteorológica, equipe dos diversos órgãos municipais estarão de sobreaviso.
Outro fato curioso devido as fortes chuvas e alagamentos de ruas, foi a aparição de dois jacarés próximo a um igarapé, na Zona Sul da capital, na Avenida Manaus 2000, assustou moradores que passavam pelo Distrito Industrial 1. Os animais foram capturados pela população, que aproveitou para tirar fotos, mesmo com o mau tempo.
De acordo com a Defesa Civil de Manaus, o acumulado do mês já ultrapassa os 420 milímetros, enquanto o normal esperado era entre 190 e 200 milímetros.