Deputado Adjuto Afonso com lideranças emancipalistas do Amazonas. Foto: Ney Xavier |
Segundo o presidente da Faddeam, João Taveira de Lima, o J.Lee, os diretores procuraram Adjuto para marcar uma reunião, na qual vão discutir o “4º Encontro Nacional de Líderes Emancipalistas” do Movimento – Emancipa Brasil que, em 2017 terá Manaus como sede.
“O encontro vai reunir representantes de todo o país e será nos dias 23 e 24 de abril do próximo ano. Na próxima reunião, vamos conversar sobre a logística, definir o local e os palestrantes”, adiantou J. Lee.
Durante a conversa entre Adjuto Afonso e a diretoria da Faddam, o deputado Sinésio Campos (PT), colocou à disposição dos emancipalistas, o Parlamento Amazônico, o qual é presidente.
O evento tem como tema central, a discussão de diretrizes e ações a serem adotadas pelos Movimentos Emancipalistas junto ao Congresso Nacional visando aprovação da legislação que trata da criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios.
A criação da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas (Faddeam), é fruto de uma articulação do deputado Adjuto Afonso.
No Amazonas, as áreas que mais apresentam características para Emancipação são: Puru Puru e Janauacá (Careiro Castanho); Foz do Canumã e Axinim (Borba); Itapeaçu (Urucurituba); Novo Remanso (Itacoatiara); Matupi (Manicoré); Caviana (Manacapuru/Beruri); Campina do Norte (Manacapuru); Mocambo (Parintins) e Balbina (Presidente Figueiredo).