Os trabalhadores que têm valores em contas inativos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderão sacar todo o saldo da conta entre março e julho deste ano. Contas inativas são aquelas em que o contribuinte recebeu o FGTS de um contrato de trabalho que foi finalizado.
O governo federal deve divulgar no próximo mês um calendário de saques de contas inativas até 31 de dezembro de 2015.
O advogado Danilo Santana, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, pontuou que há algumas falhas no sistema que poderão atrasar o saque, como inconsistências nos dados registrados. Alguns trabalhadores, por exemplo, têm mais de um número de PIS e de NIS (Número de Informações Sociais). A Caixa Econômica Federal poderá ajudar nestes casos.
De acordo com o Jornal da Globo, na conta do FGTS o dinheiro rende apenas 5% ao ano. Por conta do baixo rendimento, os especialistas orientam o trabalhador a sacar os valores para pagar dívidas, que têm juros muito maiores que o do Fundo, ou fazer outros investimentos.
No ano passado, a poupança rendeu 8,3%, o Tesouro Direto rendeu 10,3% e carteiras de investimento diversificadas renderam em média 12%.