Chuvas de 57 milímetros registradas na manhã de terça-feira (12/4)
Defesa Civil de Caucaia atendeu a sete ocorrências de alagamentos.
Os bairros atingidos foram Itambé, Arianópolis, Picuí, Padre Júlia Maria e Jandaiguaba. Ninguém ficou ferido, morreu ou precisou ser removido de casa.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Caucaia, Cidlei Chaves Carneiro, os trabalhos foram intensos. “A Secretaria de Patrimônio é nossa parceira que executa as ações de limpeza e desobstrução dos rios, lagoas, canais, bueiros e córregos”, explica.
A Defesa Civil orienta que, em caso de risco ou sinistro de inundação, enxurrada ou alagamento, a população tenha alguns cuidados.
– Desligar a chave geral de energia e fechar o registro de água.
– Manter documentos pessoais, objetos de valor, produtos de limpeza e alimentos protegidos ou longe do alcance das águas.
– Levar o lixo para uma área fora do alcance da água.
– Não deixar crianças brincando nas águas das ruas ou mananciais, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contrair doenças como hepatite e leptospirose.
– Não deixar crianças trancadas em casa sozinhas.
– Manter sempre pronta água potável, roupa e remédios, caso tenha que sair rápido de casa.
– Ter um lugar seguro previsto (abrigo público, casa de parentes ou amigos) onde você e sua família possam se abrigar/alojar se tiverem que sair de casa.
– Conhecer o posto de saúde mais próximo de casa.
– Retirar do quintal os móveis e utensílios que possam ser carregados pelas águas.
– Não atravessar áreas com correnteza, pois poderá ser arrastado, mesmo se estiver de carro.
– Caso precise passar com o veículo automotor por área alagada, manter distância do veículo à frente e avançar em baixa velocidade, mantendo o motor sempre acelerado e acima do nível da água. Se o carro enguiçar, abandonar o veículo.
Defesa Civil de Caucaia (08002802929 ou (85) 33420718).