Teve como objetivo debater propostas para a construção de políticas públicas voltadas para uma melhor qualidade na saúde das mulheres
A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou na quarta-feira, 14 de junho, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, tendo como tema “Saúde das Mulheres: Desafio para a Integralidade com Equidade”.
Na abertura do evento, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, agradeceu a presença de todos e enalteceu a importância de no serviço público ter a oferta de um atendimento humanizado e digno para a população que procura os equipamentos de saúde. “A nossa orientação é de que toda a população cratense receba um atendimento com dignidade e qualidade”.
O prefeito ainda ressaltou a questão da reestruturação dos equipamentos de saúde do município e da informatização dos serviços para melhor atender a todos. O chefe do Executivo cratense informou ainda que apresentou ao Ministério da Saúde um projeto para promover melhorias em dez equipamentos de saúde, tornando-os referência na saúde do Ceará. “Deixo aqui o meu compromisso em melhorar a saúde da mulher cratense”, destacou Zé Ailton Brasil.
O Secretário de Saúde do Crato, André Barreto, falou do papel dos delegados no que diz respeito à construção de políticas públicas para a saúde das mulheres, onde segundo ele, irão nortear os serviços e ações. “Façamos desse momento, um momento produtivo no sentido de propor soluções para a saúde da mulher”, disse.
Os participantes debateram temas como: o papel do Estado no desenvolvimento econômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências; vulnerabilidade e equidade; e políticas públicas para mulheres e a participação social para a formalização dessas políticas.
Ao final, foi realizada a eleição para escolha dos delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde da Mulher. Foram escolhidos 4 usuários; 2 profissionais da saúde; e 2 representantes do Governo, tendo um suplente em cada grupo. Os delegados escolhidos irão participar da Conferência Estadual de Saúde da Mulher.
Informação: Ascom/Crato