Equipes de Mobilização Social da SMS estão visitando instituições e comércios para divulgar a programação, começando pelo Parque Tabapuá. Nesta quinta-feira (10/8), as ações serão intensificadas na praça central do bairro

Em 2014, Caucaia registrou 44 casos de Leishmaniose Visceral em humanos. A situação de alerta permaneceu delicada em 2015, com 23 casos confirmados. Este ano, até o momento, o município confirmou quatro casos e nenhum óbito decorrente da doença.

No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia este segundo semestre colocando em prática um plano de ações para fortalecer o programa de controle da Leishmaniose por meio de atividades educativas para disseminar medidas preventivas entre a população.

Conhecida popularmente como Calazar, esta doença é transmitida pelo mosquito-palha. Ao picar, o inseto introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania Chagasi. Ele afeta principalmente cachorros, que hospedam o vírus e assim adquirem a condição de reservatórios da doença. Os sintomas nos animais são, entre outros, o emagrecimento progressivo, ferimentos na pele, crescimento anormal das unhas, descamação e queda da pelugem, hemorragias e barriga inchada.

A SMS alerta a população quanto aos cuidados para evitar a doença, ressaltando a necessidade da realização de exames laboratoriais nos cães, com periodicidade anual, além de divulgar a importância da coleira repelente. Para isso, o órgão programou ações nos bairros que apresentam condições moderadas de transmissão.

Por meio do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses, durante toda a manhã, serão realizadas sorologias caninas, panfletagens e orientações sobre prevenção guiadas por veterinários. Moradores podem e devem participar, levando seu animal de estimação.

“O mais importante desse plano é mantermos o processo de vigilância contra o Calazar e fortalecer ações de educação em saúde no intuito de fornecer à população informações sobre as possíveis medidas de controle dessa patologia”, esclarece o coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria, Adriano de Souza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here