Nada mais oportuno para adornar essa crônica, que evocar essa citação napoleônica.
O espírito dessa frase reflete a resiliência demonstrada pelo time do fortaleza, no jogo de hoje contra o time do santos, na vila Belmiro. O tricolor perdia por 3×0. Quando tudo parecia sem jeito, o Leão acordou, reagiu e conseguiu o empate, que teve sabor de vitória.
Foi uma partida para ficar na memória do esporte. E será o jogo desse campeonato, porque ninguém mais acreditava numa reação do Leão. A partida parecia dominada. O time do peixe tinha colocado o tricolor na roda e parecia um jogo fácil com perspectivas de uma grande goleada para os donos da casa.
No entanto, diz a máxima “que a vitória pertence aos persistentes”. Por isso caiu do cavalo quem pensava no “já ganhou”. E soa bem a velha frase: “O jogo só termina quando acaba”. O Leão acordou, foi pra cima e botou as patas sobre os peixes, que no primeiro tempo pareciam ser tubarões, mas viraram piabas de águas rasas.
O time cearense passou a mandar na partida. Digo mais, se o empate tivesse acontecido cinco minutos antes do fim do fim tempo, teriam virado o placar. Sem dúvida que esse jogo produzirá acreditação e uma infusão de ânimo para time e para a torcida tricolor.
Lamentamos pelo time do Ceará, que apesar de ter lutado até o fim da partida contra o Flamengo e apoiado pela torcida, não conseguiu a mesma proeza do Fortaleza. De todo modo, os times cearenses seguem de cabeça erguida e como diz os sábios versos de Gonçalves Dias, “A vida é combate, que os fracos abatem, que os fortes, os bravos Só pode exaltar”!
Então, exaltemos orgulhosamente um futebol cearense.