O Mirtilo é uma das fontes naturais mais ricas de antocianinas, substâncias que possuem efeito anti-inflamatório
Empresa peruana e um fundo de investimentos holandês estão interessados em desenvolver projetos de produção de Mirtilo (ou Blueberry) Na Chapada da Ibiapaba, no Noroeste do Ceará, bem na divisa com o Piauí. Esta informação está na coluna do Efídio Serpa – Diario do Nortesde -pelo agrônomo Sílvio Carlos Ribeiro, secretário Executivo do Agronegócio da Secretariado Desenvolvimento Econômica do Estado do Ceará (Sedet).
“Os holandeses, que já conheceram a Ibiapaba, disseram-me que as condições de produtividade naquela região cearense são maiores do que as do Peru”, revelou o secretário, que está entusiasmado com o que considera ser mais uma boa possibilidade do agronegócio cearense.
No Peru, essa produtividade é de 20 toneladas por hectare, o que abre boa perspectiva para o Mirtilo na Ibiapaba.
Sílvio Carlos está desde terça-feira, 8, em Lima, no Peru, e participou do Congresso Internacional do Blueberry, evento que reuniu na capital peruana produtores e técnicos em Mirtilo de várias partes do mundo.
O Peru, que faz fronteira com o Brasil, exporta, anualmente, o equivalente a US$ 1,2 bilhão em Mirtilo, sendo a Europa e os EUA os principais importadores e consumidores.
O Mirtilo é uma fruta saborosa, cujo nome científico é Vaccinium myrtillus L. Ela é uma das fontes naturais mais ricas de antocianinas, substâncias que possuem efeito anti-inflamatório e ajudam na prevenção de câncer. Também pode melhorar os índices de colesterol e açúcar no sangue.
Segundo o secretário, diretores da peruana Inkas Berry, uma das grandes produtoras peruanas de Mirtilo, confirmaram que seus técnicos e executivos estarão no Ceará no próximo mês de maio. Eles virão com o objetivo de conhecer a região da Ibiapaba, seu clima, seu solo, sua disponibilidade de água e sua pluviometria (o Mirtilo produz, também, em sequeiro, mas necessita de boas chuvas, que, na região da Ibiapaba, sempre se registram).
O secretário Sílvio Carlos Ribeiro está em Lima acompanhado do também agrônomo Erildo Pontes, coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria Executiva do Agronegócio da Sedet, reuniu-se com diretores da Hortifut, maior produtora mundial de Mirtilo, aos quais fez o que chamou de “apresentação do Ceará e de suas potencialidades econômicas”.
Ele exibiu um vídeo produzido pelo Governo do Estado que, sendo constantemente atualizado, mostra imagens da infraestrutura cearense e das atrações turísticas do Estado. “Eles gostaram do que viram e demonstraram interesse em visitar a Ibiapaba, que tem todas as condições de produzir Mirtilo em grande escala”.
O município de Ubaraja, na Chapada da Ibiapaba, acaba de colher a primeira safra da fruta, na fazenda do agricultor Ulisses Duarte, na localidade de Boi Morto, zona rural de Barbalha.