Nove nomes aparecem com intenções de disputar à Prefeitura de Caucaia
A sucessão municipal em Caucaia tem sido o tema mais comentado nos últimos dias, desde a divulgação feita pelo atual prefeito Vitor Valin, na segunda-feira (8), de que não disputará reeleição ao cargo em outubro. Segundo ele, será outro nome indicado pelo senador e ministro Camilo Santana, e pelo governador Elmano de Freitas.
Valim foi eleito em 2020 no bloco de oposição, mas acabou aderindo ao governismo e posteriormente se filiando ao PSB. Mesmo tendo uma maioria esmagadora na Câmara Valim, desistiu do projeto da reeleição.
No dia 6 de outubro de 2024 brasileiros que moram nos 5.570 municípios do país vão às urnas escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Partidos políticos começaram a lançar seus nomes à Prefeitura
Deusinho Filho (União Brasil) – O vice-prefeito Deusinho Filho (União Brasil) foi o primeiro a entrar na disputa. Deusinho se tornou adversário político antes das eleições estaduais. O vice-prefeito tem o apoio do deputado federal Danilo Forte e do deputado estadual Felipe Mota (UB). Felipe foi chefe de gabinete de Vitor Valim e votado em Caucaia.
Aginaldo Oliveira (PL) – O coronel Aginaldo Oliveira, disputou uma vaga para a Câmara dos Deputados nas eleições de 2022. O bolsonarista Aginaldo aparece como o representante da direita no município.
Naumir Amorim (PSD) – O ex-prefeito Naumir Amorim derrotado nas eleições de 2020 quando perdeu para Vitor, agora pretende voltar como uma candidatura alternativa. Tem o apoio de Domingos Filho.
Zé Gerardo Arruda (PDT) – O ex-prefeito e ex-deputado federal José Gerardo Arruda, pretende voltar com o apoio do grupo do ex-ministro Ciro Gomes. Na sexta-feira, (12/1), ele se filiou ao PDT.
Emília Pessoa (PSDB) – A deputada estadual Emília Pessoa (PSDB) entra na concorrência como a parlamentar do município. Emília já foi vereadora no município e conta o apoio de Tasso Jereissati e Roberto Pessoa. Na última eleição municipal, ela disputou a prefeitura e ficou na 3ª posição obtendo 32.492 votos.
Vanderlan Alves (UB) – Atual líder do prefeito na Câmara, Vanderlan Alves (UB), o vereador mais votado em 2020, aparece como substituto da base do prefeito.
Luizianne Lins (PT) – Correndo por fora, aparece Luizianne Lins, que busca apoio do PT. O sonho da Loura é voltar a comandar a capital Fortaleza, mas para isso espera pelas previas do partido que vê no presidente da Assembleia deputado Evandro Leitão o preferido para o cargo em uma disputa direta com o atual prefeito José Sarto (PDT).
Tanilo Menezes – o presidente da Câmara nunca escondeu o seu desejo de comandar o município e com a desistência do Valim, vê aumentar sua chance. Dr. Tanilo tem o apoio do MDB de Eunício Oliveira.
Washington Gois – Para completar o quadro de postulantes, apareceu o ex-prefeito, Dr. Washington que teve seu processo arquivado pela Justiça Federal do Ceará. na historia politica de Caucaia, o Dr. é o primeiro e único prefeito reeleito.
Também aparecem na lista, nomes como de Lia Gomes, Salmito Filho, da ex-primeira dama Onelia Santana e da ex-governadora Izolda Cela.
A lista é grande e novos nomes ainda poderão surgir, já que o município de Caucaia é o segundo maior colégio eleitoral do Ceará, com mais de 239 mil eleitores e poderá ter segundo turno, por isso, todos estão de olho.
Domicilio Eleitoral e Filiação Partidária:
Para se candidatar a qualquer dos cargos, a pessoa deve comprovar nacionalidade brasileira, alfabetização, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral no município em que pretende concorrer há pelo menos seis meses antes do pleito e filiação partidária.
Os prazos para quem pretende se candidatar é de seis meses para comprovação de domicilio eleitoral e filiação partidária (180 dias).
O limite para o eleitor mudar o endereço de votação será até 8 de maio (150 dias).