O suplemento whey protein oferece diversos benefícios para quem busca melhorar a saúde e o desempenho físico

O whey protein é o suplemento queridinho daqueles que praticam musculação regularmente com o objetivo de ganhar músculos, afinal, a proteína é um nutriente fundamental para o aumento de massa muscular.

Mas engana-se quem pensa que o whey serve apenas para isso. Além de favorecer o ganho de massa magra, esse suplemento auxilia na redução das dores musculares pós-treino e na queima de gordura. Ou seja, ele também é vantajoso para quem deseja emagrecer.

Há ainda outra vantagem incrível: o whey protein pode ser combinado com diferentes tipos de alimentos. E dentre as melhores opções, estão as frutas.

Os benefícios de misturar whey protein com frutas

A combinação de whey protein e frutas é excelente tanto pelo sabor, quanto pelo potencial de nutrição. Integrar frutas ao whey potencializa a refeição, agregando fibras, vitaminas e minerais que complementam a proteína.

Melhor absorção e digestão: As fibras das frutas ajudam a melhorar a digestão do whey e a estabilizar a liberação de energia no organismo;

Potencial antioxidante: Frutas, como morango, frutas vermelhas ou abacaxi são ricas em antioxidantes, que combatem os radicais livres gerados durante o exercício;

Saciedade e controle de peso: As fibras das frutas aumentam a saciedade, ajudando no controle do apetite, principalmente quando o shake é usado como lanche.

As melhores frutas para tomar com whein protein (para o ganho de massa muscular)

Para pessoas que fazem uso de whey protein visando o ganho de massa muscular, a nutricionista recomenda as seguintes frutas:

Banana – É rica em carboidratos e potássio, ajuda na reposição de energia e na prevenção de cãibras. Combina bem no pós-treino para recuperação muscular. Podemos potencializar com beterraba e ter mais benefícios, como a melhora da oxigenação muscular.

Abacate – É uma ótima fonte de gorduras saudáveis e calorias densas, contribui para o ganho de peso e energia de forma equilibrada.

Manga – É rica em carboidratos e vitamina C, fornece energia e auxilia na imunidade. Boa opção para shakes pré ou pós-treino. Podemos potencializar com outras frutas amarelas e cenouras.

Damasco – É uma excelente fonte de carboidratos rápidos, ideal para otimizar o glicogênio muscular. Funciona bem em smoothies energéticos.

As melhores frutas para tomar com whein protein (para o emagrecimento)

Para pessoas que fazem suplementação com whey protein e estão no processo de emagrecimento, a especialista indica:

Frutas vermelhas – Possuem antioxidantes potentes que reduzem inflamações causadas pelo treino intenso. Complementam a proteína com poucas calorias, auxiliando na definição muscular.

Kiwi – É rico em vitamina C, fibras e baixo em calorias. Ajuda na digestão e no controle da fome. Além de melhorar a saúde intestinal.

Pera – É uma excelente fonte de fibras e com baixo índice glicêmico. Ajuda a manter a saciedade por mais tempo.

Existem três tipos de whey protein, com diferentes processos de produção.

whey protein concentrado passa por um menor processamento: durante a filtragem, não são retirados todos os nutrientes do soro, sobrando outros macros e micronutrientes. Ele possui um alto teor calórico, com uma concentração proteica que pode variar de 34 a 89%.

Já o whey protein isolado passa por uma filtragem mais rigorosa, com uma etapa de purificação adicional para eliminar ou minimizar os carboidratos e gorduras presentes no soro. Assim, o whey isolado possui um teor proteico de pelo menos 90%.

Por fim, o whey protein hidrolisado é aquele que passou pela hidrólise, processo que visa pré-digerir as proteínas e produzir hidrolisados proteicos de absorção ainda mais rápida. Essa hidrólise pode derivar do whey protein concentrado ou isolado, portanto, o whey protein hidrolizado nem sempre é isento de carboidrato e gordura.

Quais são as vantagens do whey protein?

Dentre as principais vantagens do whey protein, estão:

  • Ganho de massa muscular;
  • Recuperação após o exercício físico;
  • Alto teor de aminoácidos essenciais, como a leucina;
  • Oferta de proteínas com alto valor biológico;
  • Controle do apetite e auxílio no processo de emagrecimento;
  • Redução do risco cardiovascular;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Efeitos anti-diabetes (hipoglicemia);
  • Efeitos anti-câncer.

Lembre-se de consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here