As partes normalmente utilizadas da urtiga são a folha para o preparo do chá, ou a raiz em cápsulas
As urtigas são conhecidas por causar uma erupção cutânea ardente e desconforto quando tocam na pele. Entretanto, essa planta pode trazer vários benefícios à saúde quando consumida em pó ou chá.
Propriedades da urtiga
Os principais benefícios da urtiga se devem aos polifenóis, flavonoides, vitaminas A, C e K, ácido fólico, e minerais como cálcio, potássio, ferro e magnésio, na sua composição que lhe conferem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-hipertensivas, diuréticas e antidiabéticas.
A urtiga é indicada para:
Auxilia no controle da diabetes
A urtiga rica em polifenois com propriedades antidiabéticas, antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a estimular a produção de insulina pelo pâncreas, podendo ser útil para auxiliar no controle da diabetes. Além disso, a urtiga ajuda a reduzir a absorção de açúcar da alimentação pelos intestinos, o que reduz os níveis de glicose no sangue, ajudando a controlar a diabetes.
Diminuir a pressão arterial
A urtiga pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea, pois estimula a liberação de óxido nítrico responsável por dilatar os vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue flua mais facilmente pelas veias e artérias.
Antioxidantes
O chá de urtiga é uma excelente fonte de poderosos antioxidantes que podem ajudar a prevenir doenças como câncer e doenças cardíacas.
Reduz a inflamação
Estudos demonstraram que a urtiga pode ajudar a aliviar condições inflamatórias, como dores musculares e artrite.
Controle de alergias
A urtiga pode ajudar a combater ou prevenir a rinite alérgica, pois é capaz de bloquear os receptores e a liberação de histamina no corpo, que é responsável pelos sintomas de nariz escorrendo ou entupido ou espirros constantes.
Alto teor de nutrientes
A urtiga é rica em compostos fenólicos, como potente ação antioxidante e antibacteriana, que pode ajudar a combater os danos causados pelos radicais livres na pele e a combater a acne. O chá de urtiga é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, como potássio, cálcio e ferro.
Quem não deve usar
A urtiga não deve ser usada nas seguintes situações:
- Gravidez, pois pode causar contrações uterinas e induzir aborto ou parto prematuro, ou malformações no bebê;
- Amamentação, pois não são conhecidos os efeitos tóxicos no bebê;
- Problemas cardíacos, como a insuficiência cardíaca, pois pode piorar os sintomas e interagir com os remédios.
Além disso, apesar da urtiga ser indicada para infecções urinárias e pedra nos rins, devido ao seu forte efeito diurético, essa planta deve ser evitada por pessoas com insuficiência renal, por ter ação direta nos rins, além de poder potencializar o efeito dos remédios diuréticos e aumentar o risco de desidratação.