A meta é contemplar os 184 municípios até agosto de 2025, com 17 milhões de alevinos distribuídos

Os reservatórios de Icó receberão 250 mil alevinos por meio do programa Peixamento, desenvolvido pelo Governo do Ceará. Nesta segunda-feira (24), 100 mil alevinos foram entregues no Açude Lima Campos.

De 2023 até 2025, o Estado soma mais de R$ 11 milhões investidos no Peixamento. A meta é contemplar os 184 municípios em 2025, com 17 milhões de alevinos distribuídos até agosto.

“Soltamos 100 mil alevinos para daqui a pouco [4 a 6 meses] os pescadores terem o que pescar. Ainda temos mais 150 mil
para os açudes de Icó”.
Oriel Filho
Secretário de Pesca e Aquicultura do Ceará

Pescador desde sempre, Antônio Muniz, de 75 anos, é presidente da Colônia de Pescadores de Lima Campos. Natural de Apodi, no Rio Grande do Norte, Antônio conta que chegou ao Ceará em 1968 e escolheu o pequeno povoado à época para criar família e exercer o ofício.

“Todo mundo aqui vive disso, pescando. Recentemente, muita coisa melhorou. Com o Peixamento nunca mais faltou peixe aqui. Nossa colônia foi fundada em 1995, completa 30 anos neste ano, e a gente não recebia um anzol para pescar, nem um pescador. Agora não, já tivemos aquela entrega de tudo, de canoa, linha, anzol e tudo para os pescadores”, explica Antônio.

O Peixamento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Pesca e Aquicultura, a fim de apoiar o repovoamento com peixes de corpos d’água, como rios, lagos e represas, açudes. Esse processo pode restaurar as populações de peixes nativos, melhorar a pesca esportiva ou comercial e equilibrar os ecossistemas aquáticos afetados pelos impactos. No Ceará, os açudes são repovoados com alevinos de tilápia.

Não é figura de linguagem quando o empreendedor Adão Ribeiro, 58, diz que nasceu na bacia do açude de Lima Campos. “Era um tempo difícil, não tinha médico para gente nessa época, então as parteiras traziam os meninos ao mundo aqui”, lembra. Hoje, Adão é proprietário de um complexo de lazer que atrai moradores da região e visitantes.

Pontos de parada nesse caminho, restaurantes e peixarias são símbolo e geração de renda para Lima Campos. “Isso aqui fica lotado no fim de semana, precisa ver. É muito importante esse apoio para nós, para quem vive do açude”, afirma.

Além do Peixamento, a Secretaria também desenvolve outros programas, como o FortPesca, que consiste em entregas de kits do projeto de Fortalecimento da Renda e Trabalho Para a Pesca Artesanal.

No kit vem colete salva-vidas, anzóis, protetor solar, chumbada, chapéu, flutuador, blusa com proteção UV, garrafa térmica, panagem de galão e linhas. Tem também o kit multimídia que vai para as colônias de pesca para fazer a parte administrativa, com armário, computador, impressor, webcam e cadeira.

Com informação ASCOM/CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here