Atualmente exerce o cargo de Vice Presidente da associação
A ACEJI – Associação Cearense de Jornalistas do Interior realiza na próxima quarta-feira, dia 30 de junho, sua eleição para eleger a nova Diretoria e Conselho Fiscal para comandar a instituição pelos próximos três anos.
Walter Pinto Bardawil, é o nome mais cotado para presidir a ACEJI pelo próximo triênio – julho/2021 a junho/2024. Ele desponta como favorito e conta com apoio de ex-presidentes da entidade e diversas lideranças do interior e da capital, bem como o da maioria da atual diretoria da instituição.
Conheça um pouquinho da história do mais preparado candidato a presidência da ACEJI.
Jornalista, radialista, comunicador e administrador, exerceu por alguns anos a função de Diretor da TV União e apresentador do programa DA HORA. Há mais de 35 anos administra a instituição filantrópica Missão Ide. Fundador e administrador da rádio web Água Verde/Guaiúba/Ce. Também é Produtor agrícola da Fazenda Monte Sião no município de Guaiúba.
Bardawil é preparado como administrador e jornalista e fará sem dúvida uma grande gestão à frente da ACEJI, pois hoje a instituição.
Aproximação com a sociedade
Bardawil Apostar na presença do jornalismo junto da população jovem e mais idosa. Um dos objetivos que a Chapa 02 “ACEJI RENOVA = AÇÃO” pretende concretizar, será voltada a explicar o que é o jornalismo e o que o distingue das demais práticas comunicacionais digitais, das opiniões, notícias falsas e desinformação, com as alterações no acesso e difusão das notícias.
“Temos que separar as águas e separar muito bem o que é jornalismo do que não é. E o que até pode ser informação, mas não é informação jornalística.”
Ações e propostas:
GESTÃO ADMINISTRATIVA
- Regularizar o CNPJ; trocar o nome do responsável no QSA; alterar o CNAE e atualizar outros dados no cadastro.
- Abrir e movimentar todas as despesas da ACEJI por meio de conta bancária com cartão de débito, crédito, PIX, transferências e outros meios legais.
- Dar transparência a todos os atos Administrativos e Financeiros.
- Fazer uma ampla reforma no Estatuto. Serão criados os CONSELHOS: Consultivo; Deliberativo e de Ética.
- Serão criadas as Diretorias Regionais, dando oportunidade a seus gestores para atuarem como gerentes regionais, tornando assim, uma ACEJI mais participativa.
- Modernizar a Secretaria e Tesouraria da ACEJI.
- Atualizar os dados cadastrais de todos os associados e enviar para os aniversariantes cartóes de felicitações virtual ou via correios e boletos de pagamentos de anuidades.
- Expediente de Tesouraria e Secretaria, funcionando de segunda a sexta em horário comercial.
COMUNICAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS
- Dinamizar a programação da Rádio ACEJI, com transmissão de outros programas e um noticiário com a participação dos comunicadores do Interior.
- Criar a TV ACEJI e o Site com interação com os Internautas.
- Criar e manter o jornal “O Correspondente”, (online) com uma redação.
- Criar uma “Agencia de Notícias”.
- Fazer entrevistas com os pioneiros e/ou seus familiares Acejianos e divulgá-las, para valorizar a memória e o trabalho dos denodados e abnegados da velha guarda.
- Criar um Memorial com a História da ACEJI e dos Acejianos.
- Criar um grupo de WhatsApp exclusivo para comunicações oficiais, onde somente o presidente e um administrador tenham acesso.
- Ter um programa na TV aberta semanal com notícias e entrevistas com jornalistas Acejianos e outros convidados em assuntos de interesse dos comunicadores.
- Criar um banco de dados com os jornais, sites, blog’s, TVs, Rádios da WEB e também da mídia tradicional.
REFORMAS ESTRUTURAIS
- Reforma da Sede na Av. Dom Manoel, para adequar as instalações de Rádio, TV, Site, Jornal e Redação, além suítes e dormitórios para os pernoites de Associados.
- 3. Fazer a tão sonhada Reforma no Auditório da ACEJI com a instalação de recursos audiovisuais e poltronas, além de Internet de alta velocidade para transmissão ao vivo.
- Reformar geral na casa de veraneio em Icaraí-Caucaia.
APOIO À CATEGORIA
- Apoiar de forma decisiva e categórica os associados em suas demandas com os poderes públicos e outros, demonstrando espírito associativo e se posicionando sempre em defesa dos companheiros, inclusive com assistência jurídica, quando for o caso.
- Firmar convênios com: Faculdades de Jornalismo, Sindicatos e outras instituições para treinamento, capacitação e estágio na sede da ACEJI. Isso no seu auditório e também nos seus veículos de comunicação: Rádio, Jornal, TV e Site.
- Fazer parcerias com outras instituições e órgão governamentais para a realização de pequenos eventos no futuro auditório.
- Revigorar a Biblioteca da ACEJI e criar Bibliotecas Virtuais e outros canais de pesquisa para os Acejianos.
- Fazer parcerias com: bancos, planos de saúde, planos funerários, farmácias, óticas, supermercados, clubes sociais e de lazer, empresa de internet, operadora de celular e outros, adotando um Cartão de Descontos ACEJI.
- Fazer o Congresso anualmente (junho) e dois Encontros anuais (fevereiro e outubro) para atualizar seus associados.
- Legalização dos profissionais de comunicação. Auxílio e assistência para obter registro profissional de radialista, repórter fotográfico, jornalista, para facilitar a inclusão no mercado de trabalho.
- Criar Os “Destaques do Ano”, para homenagear quem se destacar nas principais atividades jornalísticas do Ceará.
RECURSOS FINANCEIROS
- Buscar parceria com empresas (fabricantes) para equipar os comunicadores e outras empresas privadas para captação de recursos, publicidades etc…
- Pleitear junto aos poderes legislativos e executivos – municipal, estadual e federal, e outras instituições, termos de parcerias, convênios e contratos para apoiar, treinar, capacitar e formar novos comunicadores, criando o Centro de Formação e Capacitação em Comunicação da ACEJI com diversos cursos, inclusive sobre Redes Sociais, Criação de Sites, Blog e Outros.
- Criar na sede a LOJINHA DO ACEJIANO, onde serão comercializados produtos como: camisas, bonés, chaveiros, canetas, canecas, crachás, distintivos e jaquetas com o nome Imprensa para ser vendido aos Profissionais de Comunicação.
- Emendas Parlamentares das Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa e da Câmara e Senado Federal para reforma do Patrimônio Histórico da Casa do Correspondente.
- Incentivar os associados a contribuírem com suas anuidades.
- Cursos, Eventos, Palestras etc…
- Propagandas, patrocínios e contratos nos Veículos de Comunicação da ACEJI.
- Outros meios possíveis e legais para arrecadação.
Rumo à vitoria da renovação e alternância. Salutar e revigorante para a instituição. EU APOIO !!!