A preservação ambiental é uma preocupação crescente por parte das pessoas, organizações e governo e é feita para beneficiar o homem e a natureza
A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), através do Programa de Educação Hidroambiental, realiza na manhã deste sábado, dia 29 uma ação na Comunidade Vila Nova no bairro Grangeiro.
Segundo o presidente da SAAEC Yarley Brito terá um momento de acolhimento onde será oferecido um café da manhã e em seguida uma caminhada pelos Riachos afluentes do Rio Grangeiro lançando Bombas de Semente. Participarão também pessoas da Comunidades Santa Terezinha. A concentração será na Capelinha da Vila Nova as 8h
De acordo com a Consultora do Núcleo de Educação Hidroambiental da SAAEC Cristina Diogo cada pessoa levará uma porção e lança manualmente nas áreas degradadas da beira do Rio que passa perto da comunidade. “Foi uma escolha da própria comunidade que participou no último dia 18, de uma oficina de Bombas de Sementes. Esse momento irá proporcionar um encontro intergeracional, ou seja, um valoroso diálogo de gerações acerca da importância da preservação do nosso meio ambiente” explica.
As bombas são feitas com argila, composto orgânico e sementes. A técnica é usada por empresas, ONGs e projetos de reflorestamento em várias partes do mundo.
O Núcleo de Educação Hidroambiental da SAAEC tem desenvolvido um trabalho primoroso em levar oficinas de produção de bombas de sementes para comunidades e escolas. No último dia 22 de março, foram lançadas 10 mil bombas de sementes no sopé da Serra do Araripe, na região do Cariri.
Secretária de Educação
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos que tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.
Secretarias de Meio Ambiente e Cultura
Em reunião realizada na última quarta-feira, 26, na Sede da Secretaria de Meio Ambiente com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Brito Junior, a secretária adjunta de Cultura, Cléa Feitosa, o presidente da CDL, José Alves Lobo, e o analista de projetos e negócios do Sebrae, Edio Callou foram discutidos assuntos como turismo e melhorias para o desenvolvimento territorial do Crato.
A parceria entre as instituições visa delinear ações que intensifiquem as melhorias em diversas áreas como, iluminação do centro do Crato, segurança pública, mobilidade urbana, recuperação de fachadas históricas e revitalização no Balneário da Nascente.
Na ocasião um comitê gestor para os projetos ficou encarregado de dar continuidade ao diálogo e uma nova reunião entre as instituições foi agendada para o próximo dia 03 de maio, no SEBRAE.
Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social