Em 2023, cerca de 500 produtores rurais realizaram capacitações junto à SDR.
Mais de 500 produtores rurais foram beneficiados com os cursos realizados pela Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A gestão municipal realizou, no último dia 21, uma solenidade de entrega de certificados de doze destas capacitações. Entre elas, Curso de doma racional, Produção de derivados de frutas, Trabalhador na Avicultura e Negócio certo Rural estão entre os cursos realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
“A gestão municipal sabe e reconhece a importância do homem do campo. Prova disso são as inúmeras ações que foram realizadas através da SDR na região. Além do conhecimento, estamos levando também infraestrutura para as comunidades mais afastadas com o Bora Pavimentar, e a pavimentação de mais de 140 estradas vicinais. Além da garantia do direito de ir e vir, toda essa produção agrícola, fomentada pelo conhecimento técnico que ajudamos a promover, tem escoamento garantido”, disse Guthemberg Holanda, secretário de Governo e Gestão, na ocasião representando o prefeito de Caucaia, Vitor Valim.
Carla Almeida revela que aprendeu sozinha a produzir bolos. O curso de Bolos Confeitados veio para ampliar e profissionalizar seus conhecimentos. “O curso pra mim foi bastante gratificante, o conhecimento foi bastante. Na minha profissão melhorou 100%, foi tudo maravilhoso”, elogia. Miguel Neto, morador do Matões, optou pelo curso de Apicultura. “Desses cursos é que saem as pessoas com visão de empreender, né? Acho bastante válida a iniciativa da Prefeitura”, reforça.
“Todos estes cursos foram pensados para aproveitar as aptidões das próprias comunidades. Ou seja, a gestão municipal, de forma estratégica, promove o conhecimento do homem do campo, fomentando oportunidades para que o caucaiense possa empreender e ampliar seus ganhos dentro da própria comunidade rural. E hoje celebramos os mais de 500 participantes destas capacitações”, reforça Sebastião Conrado, titular da SDR.
Saiba mais
Antes Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca e hoje Secretaria de Desenvolvimento Rural, muito mais que uma mudança de nomenclatura, o órgão, na atual gestão, ampliou as ações e políticas públicas voltadas para o homem do campo.
Além dos cursos em parceria com o SENAR, o órgão tem uma série de programas realizados pelos servidores, como o Curso de Aquarismo e Reprodução de Peixes Ornamentais, o Programa “Mais Pecuária Brasil”, do Governo Federal, o Programa de Peixamento de Lagos e Açudes, assessorias para produção de galinha caipira, aquicultura, entre outros.