Erika Amorim esteve em Campinas (SP) para conhecer experiências na educação infantil e implementar um modelo de creche com a proposta do Instituto Myra Eliane em Caucaia
Na tarde desta segunda-feira (29/5), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), o projeto foi apresentado pela direção do Instituto a vereadores do município.
A Prefeitura deve ceder um terreno de 17 mil metros, escolhido no Araturi por técnicos do Instituto. Serão 630 crianças atendidas em tempo integral, com idades de dois a cinco anos e nove meses.
O projeto contempla auditório, piscina, teatro, centro de formação para professores, além de centro de etnias para o resgate das comunidades indígenas e quilombolas.
“Não vamos gastar nenhum centavo dos cofres do município. O terreno está sendo doado. Será um divisor de águas na educação infantil do município”, destaca Naumi Amorim.
A secretária de Governo Erika Amorim acha fundamental o tratamento diferencial do aprendizado na primeira infância.
“É um período forte na formação do caráter e da personalidade das nossas crianças. Quando conhecemos o modelo do Instituto lá em Campinas presenciamos um trabalho arrojado em cima de princípios e valores. Fiquei apaixonada por este modelo e estou sonhando com este modelo ser implantado aqui”.
Para a secretária de Educação Lindomar Sores, a instalação do centro de formação para professores é muito importante para a cidade tornar-se referência no Nordeste.
“Não podemos ter um equipamento deste em cada bairro, mas vamos implantar a mesma metodologia em outras creches do município com os professores capacitados após a formação no centro”.
Valéria Serpa, diretora do Instituto Myra Eliane, acredita que a receptividade, o empenho e a determinação do prefeito Naumi Amorim e da primeira-dama Erika Amorim foram essenciais para a decisão do instituto de instalar a creche modelo em Caucaia.
“Nossa história não é construir creches; é implantar metodologias e fazer acompanhamento. Mas ficamos tão sensibilizados com o prefeito e a primeira-dama que estamos agora com Caucaia. A meta é que em outubro a obra esteja concluída”.
Além das disciplinas convencionais, o método desenvolve nas crianças valores humanos, a fraternidade, a cooperação, a cidadania e a atuação compartilhada como forma de transformação social. A construção da unidade será realizada com mão-de-obra local.
O Projeto de Lei que viabiliza a área para ser destinada a creche modelo está pronto. Deve ser enviado à Câmara Municipal ainda esta semana para apreciação dos vereadores.
O INSTITUTO
No Ceará, o Instituto Myra Eliane vem desenvolvendo o projeto “Valores Humanos na Educação Infantil” em parceria com o Ministério Público e com o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ).
No início de abril, esse mesmo projeto promoveu um curso de formação com representantes de Secretaria de Educação de Caucaia.