A medida integra ações do programa Ceará Pacífico, cujo foco é a redução dos índices de violência
O prefeito Naumi Amorim assinou nesta segunda-feira (16/10) um Termo de Acordo de Cooperação com a Vice-governadoria do Estado e a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) para desenvolver ações de mediação de conflitos nas escolas de Caucaia. O ato aconteceu durante cerimônia no Palácio Iracema, em Fortaleza, e contou com representantes de 21 municípios selecionados pelo Governo do Ceará.
Conforme dados apresentados na reunião, grande parte dos casos judicializados poderia ser resolvida se a cultura de pacificação fosse fomentada na sociedade. “Uma medida como essa [ações de mediação de conflitos em escolas] é um sucesso não só para a educação, mas também para a vida”, afirmou o prefeito.
Secretária municipal de Educação de Caucaia, a professora Lindomar Soares acredita que a cultura de paz como estratégia pedagógica é um passo decisivo para a mediação de conflitos. “As relações como bullying, alunos entre alunos, e alunos e profissionais, ganham um importante mecanismo de combate”, avaliou.
Também professora, a vice-governadora Izolda Cela declarou que nada acontece se não houver disposição do gestor maior. “São mudanças vistas a partir da sala de aula. É a sala de aula que começa a produzir esses resultados, mas só a mudança política pode colocar em prática.”
A procuradora Vanja Fontenele destacou que só com a disseminação da ideia da cultura de paz será possível deixar um legado para as futuras gerações. Já o secretário estadual de Educação, Idilvan Alencar, classificou de “muito significativa” a assinatura do termo de cooperação.
“Este é o tema do momento da educação no País”, salientou. E concluiu: “Nós não vamos conseguir uma escola de sucesso só com matemática e redação.”