A linha Sul do metrô de Fortaleza, que ligará o Centro da capital cearense à cidade de Pacatuba, já tem data para começar a funcionar. De acordo com o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, no dia 6 de junho do próximo ano começa a operação assistida.
As informações foram dadas por ele, neste sábado de manhã (17/12), ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), ao governador Cid Gomes, e a um grupo de parlamentares, durante visita às obras de implantação da linha Sul.
O grupo esteve primeiro na estação São Benedito, no Centro de Fortaleza. Além de ouvir uma apresentação do presidente do Metrofor sobre o andamento das obras, os parlamentares conheceram a parte subterrânea do metrô, que já está em fase de acabamento. Rômulo Fortes disse que 95% das obras civis da linha Sul estão prontos.
A comitiva seguiu depois para a estação Virgílio Távora, em Maracanaú, onde Cid Gomes e os deputados embarcaram no trem, percorrendo 2,8 quilômetros até a estação Rachel de Queiroz, também em Maracanaú. O trecho, que foi percorrido no trem italiano da empresa AnsaldoBreda, é de superfície. A linha Sul terá 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.
A obra recebe um investimento total de R$ 1,705 bilhão. A previsão é que as obras civis sejam finalizadas até o fim deste ano. Em 2013, serão feitos os ajustes finais.
Estão sendo executadas 18 estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Xico da Silva (antiga João Felipe).
O Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero, que já estavam previstas desde a concepção original da linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas.
A visita ao metrô contou com as presenças dos deputados Sérgio Aguiar (PSB), Antonio Carlos (PT), Roberto Mesquita (PV), Moésio Loiola (PSD), Bethrose (PRP), Hermínio Resende (PSL), Cirilo Pimenta (PSD), Inês Arruda (PMDB), Vanderlei Pedrosa (PTB), Tin Gomes (PHS), Paulo Facó (PTdoB), Dra. Silvana (PMDB), Ferreira Aragão (PDT), Professor Teodoro (PSD); do deputado licenciado Lula Morais (PCdoB); dos secretários Adail Fontenele (Infraestutura) , e Ferruccio Feitosa (Especial da Copa); e do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).
com informações: Agencia de Noticias Assembleia – CP