O deputado Neto Nunes (PMDB), coordenador do Projeto de Consolidação das Leis de Limites Intermunicipais, apresentou, ontem, na Assembleia, um balanço das atividades da Comissão de Triagem, Elaboração e Criação de Novos Municípios cearenses. De acordo com ele, o Estado foi dividido em 12 regiões para estudo, e neste ano três já foram contempladas com as atividades do grupo. 
 

Deputado Neto Nunes (PMDB) preside Audiência Publica
na Câmara municipal de Juazeiro do Norte sobre
limites dos municípios da Macrorregião do Carir.
O parlamentar ressaltou convênios renovados entre a Casa e entidades que estão contribuindo ao debate e à delimitação dos municípios, diante de comunidades que vêm sofrendo sem saber a que cidade pertencem. Ele citou as parcerias com a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O parlamentar afirmou que muitos prefeitos deixam de prestar serviços a estas comunidades por temerem estar aplicando recursos em uma região que não pertence a seu Município. Na manhã de ontem, conforme informou, técnicos da Comissão estavam entre os municípios de Russas e Morada Nova, com os gestores, para apresentar os limite dessas cidades.
Prefeitos, vereadores e lideranças políticas presentes
na Audiência Publica em Juazeiro do Norte.
Neto Nunes disse que três das doze regiões divididas no Estado foram contempladas com audiências públicas: Icó, com 17 municípios; Juazeiro do Norte com 25; e Limoeiro do Norte, com 21 representantes de prefeituras, totalizando 63.
Resolvida
“Muita coisa já foi resolvida. Já temos acordos assinados com Itapajé e Tejuçuoca, Jati e Penaforte, Limoeiro do Norte e Quixeré”, salientou. Ele voltou a comentar a problemática envolvendo as indefinições entre Ceará e Piauí, que ainda se encontra na Justiça. Neno Nunes disse que o trabalho terá continuidade em 2012, afirmando que o problema é fruto de “limites que ocorreram no passado”.
O líder do Governo, Antônio Carlos (PT), enalteceu a Comissão e salientou a importância dessas limitações, pois, segundo ele, dificuldades administrativas ou políticas surgem quando há a incerteza de onde começa e termina um município.
com informações: Diário do Nordeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here