A comunidade do distrito de Quintão, do município de Palmares do Sul, lutam por sua emancipação à anos, pois precisam de sua independência “JÁ”. Só assim poderão realizar mais em benfeitorias para com este balneário tão maravilhoso e querido por todos, como aconteceu, por exemplo, na maioria das cidades litorâneas, que se emanciparam principalmente a cidade vizinha de Balneário Pinhal, que vai de vento e popa.
O assunto é sério. Pouco se fez por este distrito tão discutido, querido e abandonado chamado Quintão e até o exato momento nada foi feito para o veraneio 2011/2012, não temos uma infraestrutura no mínimo básica e necessária para recebermos os veranistas e visitantes. Quando fazem algo de bom, é retirado, roubado ou destruído por vândalos ou irresponsáveis e também quando o patrimônio público é abandonado por completo pelo administrador sem atenção sem a manutenção preventiva, se estragam pelo tempo. Ex: as passarelas ecológicas em cima das Dunas; as bocas de lobo quebradas na calçada da Av. Atlântica; a escola infantil abandonada no núcleo Santa Rita; a retirada da cancha para a prática de skate e outros.
Não temos uma praça se quer e não vimos esperança em curto prazo de melhorias no geral. Mas a esperança é a última que morre. Agora a comunidade se acorda de um sono profundo e se uni mostrando a força que tem, passando a reivindicar os seus direitos e anseios, realizando manifestações de protestos e passeatas como a do Médico de Plantão 24 horas “JÁ”, que foi um sucesso de organização e de planejamento, alcançando o objetivo.
A curiosidade é que nos anos 70 a empresa lançadora da Praia do Quintão trazia uma promessa escrita em seu contrato de compra e venda o seguinte texto: Florescente capital balneária do Estado, Paraíso dos Pescadores e Eldorado dos homens de larga visão comercial, Subúrbio de Mar do futuro Distrito Industrial e da grande Porto
Alegre e regiões próximas do Rio Grande do Sul, onde o Progresso instalou o seu “QG” do Atlântico Sul, – “QUINTÃO É O REI DO ATLÂNTICO SUL!
Como é bom sonhar. O Paraíso existe e é Quintão com certeza! Inocentemente, só não sabiam eles a mais de 40 anos atrás, desse jeito e desta forma, que Quintão ficaria como é hoje, abandonado por si só à mercê da nossa própria sorte.
Não estamos dizendo que este ou aquela são os verdadeiros culpados por Quintão se apresentar assim nos dias atuais, todos temos uma parcela de culpa.